Algumas seleções e caracteristicas de som para tons
1. Espessura media, filme simples como as REMO Ambassador, Aquarian ou EVANS G1 porosa batedeira/resposta iguais. Muito ressonantes, som de aro bem notável, muito sustain, excelente resposta às baquetas.
Quando transparente na batedeira o som fica ainda mais aberto. Esta combinação é muito usada em jazz, country e pop-rock.
Mediante a afinação pode-se controlar o som de aro facilmente. Escolha muito popular para gravações.
As porosas produzem um lindo som sibilante ao ataque das baquetas enquanto as transparentes geram predominantemente ataque de médios.
2. REMO PowerStroke 3, FiberSkyn FA ou Emperor, Aquarian Studio X; Porosas ou transparentes na batedeira com REMO Diplomat Transparente ou EVANS Genera Resonant transparente na resposta. Muito ressonantes, quase equilibradas nos agudos, mas com muito sustain e excelente resposta de ataque às baquetas.
Um som clássico de jazz instrumental acústico.
Para um som um pouco mais quente, use pele porosa media na batedeira ou Ebony. Usadas com microfones de graves bem próximos, o som será bem redondo pelo “efeito de aproximação”.
3. Emperor, FiberSkyn F1 ou Aquarian Double Thin na batedeira com uma pele media de filme simples na resposta.
Boa combinação que pode agradar tanto a quem bate de médio a forte, sem sacrificar o som e a resposta das baquetas. Som cálido ainda que ressonante, com algum caráter de harmônicos agudos.
4. Pinstripe, Aquarian Performance II ou EVANS G2 na batedeira e peles finas de filme simples na resposta tais como as REMO Diplomat ou EVANS Genera Resonant transparente. Menos ressonante que no exemplo anterior com muita mais resposta às baquetas, pouco ou nada de som de aro, mas com muito sustain e ataque.
Para um som mais gordo/seco, tente manter a resposta na mais baixa afinação possível, Esta combinação ou a seguinte é uma boa seleção para tambores de som gordo.
E novamente, para um som mais cálido, use uma pele media porosa, tais como Ambassador ou equivalente na resposta. Outra boa escolha para gravação para um som com menos vazamentos.
5. REMO Ambassador, Aquarian ou EVANS G1 porosas na batedeira e peles de filme duplo como as EVANS G2, na resposta. Com uma nota fundamental mais longa que as do exemplo acima e quase sem nenhum tipo de harmônicos de aro com pouco sustain e excelente resposta as baquetas.
6. Evans G2 ou qualquer pele de filme duplo abafada na batedeira e na resposta, próximo ao som morto do fim da década de ‘60/começo dos ‘70. Com um tom sumamente curto e pouca resposta as baquetas. Se afinadas altas, os overtones (harmônicos agudos) podem voltar drasticamente.
7. Peles Hidráulicas na batedeira e na resposta. Igual a jogar uma toalha encima do tambor, som totalmente abafado. Usando na resposta uma pele Evans Fosca ou Genera Resonant se ganha um pouco de vida. Alguns bateristas informam que trabalha bem com afinação alta, mas não tenho experiência pessoal com os tambores afinados deste modo.
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