Fundamentos da Afinação
1. A pele da batedeira controla o ataque do som enquanto a pele de resposta produz ressonância e soma sustain, tem maior efeito nos harmônicos e destaca o timbre do tambor. Enquanto o baterista se concentra no som vindo da batedeira, a audiência ouve algo completamente diferente e muitas vezes, de qualidade inferior. O uso de microfones muitas vezes ajuda, pelo fato de ser posicionados, a maior parte das vezes, no alto. Mas sem microfones, a platéia ouve uma reflexão do que a batedeira produz, mais ainda se a bateria ficar no alto de um palco.
2. Quando a bateria e tocada, o ouvido sente em maior medida, o ataque e o tom fundamental do tambor, harmônicos são banidos, dependendo da distancia. Harmônicos são um componente essencial para o som se desplazar entre a platéia e outros instrumentos. O baterista deve se concentrar no som que produz, do jeito que a audiência irá ouvi-lo. Harmônicos de alta freqüência são essenciais para converter um tambor abafado sem brilho, num som vivo .
3. Uma bateria situada sobre um lugar macio, tipo um carpete e tocada suavemente permitem a você ouvir o ponto de claridade do tambor, isola harmônicos e pontos de ressonância.
4. O som mais essencial criado por uma dada pele só poderá ser ouvido, colocando outra pele idêntica na resposta . Isso é possível graças à propriedade dos polímeros de igual espessura, para vibrar iguais ao outro, de modo a eliminar cancelamentos de fase, que podem ser causadas numa pele muito esticada, produzindo um som morto, sem brilho.
5. Na medida que se afina cada lado mais apertado ou solto, vai se produzindo “regiões” com afinação precisa, cancelamentos de fase, sem som ou com efeito Doppler, que é quando o tambor tocado desce da afinação, com um ponto de ataque inicial, para chegar a uma afinação mais baixa. Isto fica mais claro ainda quando usadas peles de diferentes especificações na batedeira e na resposta..
6. Se o tambor estiver afinado errado ou assentado incorretamente desde o começo, pode-se estragar a pele antes mesmo de usa-la ou simplesmente não aproveitar seu máximo. Assentar a pele de modo errado, nem sempre há de significar que não poderá ser afinado, tipo um lado mais apertado que outro. Às vezes pode significar que o aro esta torto, ou as bordas do tambor danificadas. Mesmo quando os parafusos foram tensionados iguais (como quando se usa uma chave de afinação com torquimetro), canoas, buchas e parafusos de baixa qualidade e problemas nos cascos, acabam produzindo tensões desiguais no filme da pele ou até deformando o aro desta.
7. Em geral haverá de usar-se peles de filme simples na resposta, com algumas exceções.
8. Peles porosas são consideradas mais “encorpadas”, significando a anulação do real harmônico agudo associado às versões transparente, do mesmo tipo de filme. Peles transparentes são consideradas mais brilhantes, pois trazem consigo aqueles harmônicos mais agudos produzidos pelo toque da baqueta. No meio destes dois tipos encontram-se as peles “Ebony” que geralmente são descritas como tendo um som mais escuro, que as de mesma especificação transparente. Peles escuras geralmente são escolhidas apenas por estética, mas possuem a virtude de ao mesmo tempo de cortar overtones (harmônicos de alta freqüência) conservam o brilho do toque da baqueta. Peles porosas (Coated) são utilizadas para o uso de vassourinhas (brushes).
9. Mesmo se você souber afinar, pode não ser capaz de obter o timbre ou ressonância desejadas de acordo as medidas e peso do tambor. Qualquer dado tambor tem um timbre fundamental associado a ele de tal modo que não é possível transforma-lo sem grandes mudanças. Escolhas de pele podem apenas aproveitar o máximo do tambor, do jeito que ele é. Seu trabalho ao afinar um tambor, é achar aquele tom “fundamental”, aquele timbre, aumentando ou diminuindo, aquele som próprio daquele tambor, sua personalidade.
10. Timbre e altura não são a mesma coisa. Timbre refere-se a personalidade do tambor vs. Nota fundamental, que é o ponto onde o tambor soa mais “aberto” ou “ressonante” com qualidade maior. Essa nota pode ser elevada ou diminuída como se fosse uma nota do piano, mas o timbre não mudara realmente.
11. O passo mais importante na afinação de um tambor é “assentar” a pele. Quando montada da primeira vez, o objetivo é fazer com que o aro da pele, o aro do tambor e a borda se confundam num só desenho. Isto é “assentar” a pele (tema que será amplamente explicado abaixo). Se a pele não for colocada de modo correto, e fica forçando tanto o filme quanto seu próprio aro, não ficará centrada nem vibrará corretamente, mesmo que seja afinada corretamente na tensão dos parafusos.
12. As bordas costumam ficar escondidas da visão do baterista, que não poucas vezes desconhece a importância, sem dúvida nenhuma, que estas tem na capacidade do tambor poder produzir um som claro, ressonante. Mesmo tambores baratos podem produzir sons aceitáveis, desde que possuam bordas regulares e com ângulos apropriados. Tambores mais caros, do tipo high-tech, produzirão tons pobres se as bordas forem danificadas ou pobremente trabalhadas.
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